Em 24 de outubro de 1998 nascia um ícone. Nesta data, a Fiat fazia história ao apresentar para o mercado brasileiro a Strada, uma picape compacta que revolucionaria não apenas para o seu segmento, mas também para toda a indústria automotiva nacional. Responsável por trazer diversas inovações para a categoria, a Strada comemora 25 anos de existência, com uma trajetória de sucesso e uma legião de fãs. 

No total, são mais de 2 milhões de unidades produzidas desde que ela chegou ao mercado. E não para por aí: a Strada ainda se tornou a única picape a chegar ao topo do mercado brasileiro, sendo o carro mais vendido do país desde 2021. Aliás, somente neste ano, já foram comercializadas mais de 86 mil unidades do modelo (até setembro). Mais do que isso, o sucesso da picape se estende além das fronteiras nacionais. Exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, a Strada ainda é um dos veículos mais vendidos da América Latina. 

“A Strada é um verdadeiro divisor de águas no segmento de picapes. Ela conquistou o coração dos brasileiros e se tornou um símbolo de força, durabilidade e versatilidade. Afinal, estar há 25 anos no mercado não é para qualquer um. A Strada é um verdadeiro case de sucesso tanto na indústria automotiva nacional quanto para a Fiat. Vale relembrar que a Nova Fiat Strada lançada em 2020 elevou o modelo a outro patamar, permitindo um volume de vendas duas vezes maior que a geração anterior em relação e conquistando clientes do segmento de veículos de passageiros com as quatro portas e cinco lugares que chegaram como novidade. Assim, há quase três anos é o veículo mais vendido do Brasil. Sem dúvidas, é um modelo que continuará a se destacar por muitos anos”, destaca Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul. 

Desde seu lançamento, a picape da Fiat tem sido um exemplo de inovação, versatilidade e sucesso no segmento de picapes, conquistando uma legião de fãs e clientes fiéis ao longo dos anos. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a picape foi pioneira em diversos pontos ao longo de sua trajetória, como a introdução da cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a revolucionária terceira porta em 2013. Em 2020, passou por uma renovação completa, oferecendo quatro portas e cinco lugares, ficou ainda mais robusta, tecnológica e ainda ganhou um novo design. No ano seguinte, ela inovou mais uma vez ao se tornar a primeira de seu segmento a oferecer um câmbio automático do tipo CVT. 

Em agosto deste ano, para seguir no topo, o modelo trouxe novidades para lá de especiais. Sua performance que já era boa, ficou ainda melhor. Isso porque ganhou mais potência e torque graças ao motor Turbo 200 Flex, que traz 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm e ainda permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos. 

Como se não bastasse, com o novo motor, a Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo. Além disso, houve mudanças no design e ela ainda ganhou uma nova versão, a Ultra, que chegou para completar a família Strada. Topo de linha do modelo, junto com a Ranch, a nova versão se destaca pela sua exclusividade, esportividade e ampla lista de equipamentos. 

Edizione 25  

Para celebrar em grande estilo, a Fiat ainda apresentou com o MY24 uma edição especial em comemoração ao 25º aniversário da icônica picape. Exclusiva, a Edizione 25 possui 1.025 unidades disponíveis e conta com todos os recursos da versão Ultra. Disponível na cor Cinza Strato com teto em preto, ela traz adesivo lateral da série é próximo à lanterna traseira, agregando um toque especial ao design. Para complementar o estilo sofisticado, os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida, conferindo uma aparência esportiva e exclusiva ao veículo. 

No interior desta edição comemorativa, os bancos dianteiros são detalhados com o bordado Ultra em vermelho, oferecendo um toque de estilo e singularidade. Além disso, uma placa interna numerada de 0001 a 1.025 é posicionada abaixo da multimídia, realçando a edição com um número único. Para tornar o visual ainda mais arrojado, as soleiras são personalizadas com a descrição da série. Adicionalmente, conta com pedaleiras esportivas, Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros, que proporcionam proteção e estilo extra ao veículo. 

Ações comemorativas 

Além de ter lançado a série especial Edizione 25, a Fiat está preparando também diversas ações para celebrar o aniversário de 25 anos da Fiat Strada essa semana. Entre elas, estão vídeos para Reels do perfil de Instagram da marca (um sobre a versão Ultra e outro com a evolução histórica do modelo). Outra novidade é que, durante essa semana, a locução do filme publicitário da Fiat Strada que está atualmente no ar terá vinheta citando os 25 anos de inovação da picape líder de mercado. Para completar, serão realizadas diversas iniciativas internas para a comemoração do aniversário com os funcionários. 


Linha do tempo – 25 anos da Fiat Strada 

1998: A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv). 

1999: Chega à versão com Cabine Estendida, inédita no segmento e um marco em termos de diferenciação graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba. 

2000: A picape Strada se torna líder de mercado pela primeira vez em sua categoria. 

2001: É lançada a série especial MTV. 

2002: Chega a primeira reestilização, a versão Adventure e o motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v. 

2004: Vez da segunda reestilização. A Strada recebeu novo interior, nova carroceria e novos conteúdos. 

2006: É lançada a série especial Try on Adventure. 

2007: Chega a série Original Adventure. 

2008: Ano da terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker. 

2009: Melhoria no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat inovou mais uma vez e lançou a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil. 

2010: Motor Etorq 1.8 16v chega para substituir o 1.8 8v.  

2011: Câmbio automatizado Dualogic passa a equipar a versão Adventure Cabine Dupla. 

2012: Chega a quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões. 

2013: Lançamento da série especial Mangalarga Marchador e reestilização da parte traseira (novas lanternas e caçamba mais alta), além de inovar outra vez com a terceira porta na cabine dupla. 

2014: Linha 2015 traz pacote Dark nas versões Trekking e Adventure. 

2014: Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.  

2015: Série Adventure Extreme chega com central multimídia. 

2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).  

2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019. 

2020: Lançamento da nova geração da Fiat Strada, que ficou mais robusta, tecnológica e moderna. 

2021: Strada ganha câmbio do tipo CVT e se torna a primeira com transmissão automática de sua categoria no país. 

2023: Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo e é lançada a versão Ultra.